BASTIDORES - ALÉM DAS APARÊNCIAS

As impressões dos autores sobre
a construção dessa reportagem.

Após fazer um roteiro de perguntas e tomar coragem para “dar a cara a tapa”, saímos com um receio bem grande de não sermos bem recebidos, já que julgávamos o ambiente das ruas como um local hostil e de pouca receptividade, ainda mais para quem iria ali fazer perguntas sobre uma vida pessoal difícil e uma vida profissional com uma profissão não regulamentada. Mas, para nossa surpresa e felicidade, o total oposto ocorreu.

Conseguimos otimas estórias, infelizmente nem todas puderam entrar na reportagem por uma questão de foco do conteúdo. Mesmo assim foram momentos até curiosos: como sermos confundidos com "cafetões" por vizinhos quando houve uma abordagem policial em um ponto de prostituição. Ou quando fomos identificados como policiais por um "cliente" logo em nossa primeira entrevista.

O projeto do “Além das Aparências” pareceu, desde o início, desafiador para nós. E exatamente por esse motivo que escolhemos o tema, com a vontade de exercer um webjornalismo diferenciado para sairmos da graduação deixando um trabalho de qualidade como nosso “legado”, tanto para a Universidade quanto para o início da nossa carreira profissional.

Pessoalmente, o “Além das Aparências” me fez sair da zona de conforto, deixar de lado o lugar comum e conhecer uma realidade muito diferente da qual convivo. Com este trabalho, pude rever diversos conceitos, presenciar histórias de vida impressionantes e surpreendentes e contá-las de maneira presente e participativa, deixando absoluta certeza de que o jornalismo é a profissão certa para mim.

João Pedro Godoy

Construir esta reportagem é uma grande satisfação pessoal. Além de contribuir jornalisticamente com um conteúdo de ótima qualidade, pude exercitar o conhecimento adquirido em diversas áreas de formação. Seja filmando, editando texto, vídeos e programando o presente site.

A sensação ao ver o resultado final de "Além das Aparências" passa entre o orgulho e o alívio por um projeto finalizado. Apesar de não termos passado por nenhum contratempo grave, a dificuldade em encontrar entrevistados, selecionarmos e produzirmos o material final foi, em muitos momentos, cansativa e desgastante. Mesmo assim muito gostosa de ser realizada.

Paulo Macarini